Fomentar:

Como fomentar oportunidades de negocio na cobrança?

Falamos que existem tipos diferentes de devedores e que é necessário considerá-los. Então, uma forma de buscar oportunidades de negócio nesse processo é conhecendo e identificando esses clientes. Converse e busque entender a situação deles, baseando-se no histórico da relação, na reputação da empresa e em outros fatores.

Cruzando todas essas informações, você terá um panorama mais exato do que está acontecendo e saberá melhor como lidar com a situação. Ou seja, saberá se realmente pode continuar apostando nesse parceiro e que tipo de negócio pode continuar sendo feito, considerando as possibilidades dessa empresa.

Para isso, outra dica importante é contar com uma empresa seria de cobrança, deixando  realizar esse trabalho externo e transferindo para quem é especializado no assunto. Em um primeiro momento, você pode pensar que não é estratégico delegar este trabalho tão interno a outra empresa, mas, acredite: o melhor a se fazer é terceirizar esse serviço e colocá-lo nas mão de especialistas.

Só profissionais sabem como conduzir a conversa de modo eficiente, sem colocar pressão demais, identificando até onde ir, em qual momento tentar uma abordagem diferente, enfim, temos muitas ferramentas e conhecimento sobre todos os detalhes que fazem a diferença para a eficácia do trabalho.

Vamos considerar a seguinte situação. Você iniciou uma parceria com um cliente de médio porte que fez uma compra grande, parcelada em três vezes. As duas primeiras foram pagas corretamente. A última, atrasou.

Com uma equipe interna e na lógica de pensar apenas em conseguir o dinheiro, você entra em contato e começa a exigir os pagamentos, sem se preocupar em conversar e entender o cliente. O parceiro comercial, por sua vez, se vê pressionado e vai em busca de empréstimos e outras soluções rápidas para quitar a dívida, algo na pressa, sem um diálogo e uma negociação.

Agora, vamos pensar no contrário. Com a Líder Cobranças especializada, você faz o trabalho de entender o cliente, suas dores e problemas. Assim, começa a negociar, ajudando a melhorar a situação do parceiro, pois alivia o problema dele e dá mais tempo para que resolva suas pendências.

Dessa forma, todos saem ganhando. O cliente consegue tempo para se recuperar e você mantém um parceiro que fez um grande pedido e que pode continuar comprando da sua empresa no futuro, garantindo aí a possibilidade de ter novas oportunidades de negócio.

 

 

Desenvolvido por Webnode