Cobranças

Em uma empresa, cobrar é uma ação que está muito atrelada ao dia a dia. Garantir o recebimento ou reaver valores é essencial para manter a sobrevivência de um negócio. Afinal, você depende desse dinheiro para pagar as contas e ter o tão merecido retorno. Mas esse processo exige cuidados, como a isenção na hora do contato com o devedor, cautela que apenas a Lider Cobrança pode assumir.

Para entender melhor, vamos imaginar um cenário bastante comum nas empresas. Um cliente seu está há três meses sem pagar. Por isso, está mais do que na hora de você realizar a cobrança dos valores devidos por este parceiro de negócio. Mas sua empresa não conta com uma área especializada para isso. Quem faz esse contato é algum profissional do setor financeiro, que acumula essa atividade junto a tantas outras que precisa realizar.

Este empresario, do seu modo, vai entrar em contato com Líder Cobranças Ltda. O problema é que, por estar lidando diretamente com as finanças da empresa e com as dores causadas pela falta de pagamentos, a chance de surgir aí um embate mais intenso entre as partes é muito grande. Não existe muita isenção nessa relação, o que impede uma abordagem mais ponderada.

Some a esse problema o fato de que a cobrança não é uma atividade que faz parte das especialidades de quem trabalha no setor financeiro. Por mais que o dia a dia dele envolva dinheiro, contas, cálculos e prazos, não existe um preparo para lidar com as particularidades de uma cobrança, que envolvem resiliência, capacidade de argumentação e negociação e até mesmo saber a hora de interromper a tratativa.

O que queremos dizer com isso? Que cobrar exige habilidades específicas, tato e sensibilidade para usar o tom de voz adequado. Entrar com a abordagem mais correta com o contexto, respeitando o tempo certo de falar determinadas coisas, enfim, uma série de características especificas nas cobranças pessoalmente. Então, além de comprometer a isenção, realizar a cobrança internamente pode não levar em consideração as necessidades dessa atividade, mesmo que haja uma equipe de cobrança externa. Saiba nehuma cobrança e igual a outra O Direito do Credor vem antes do Direito do Consumidor. A cobrança é o exercício legítimo do direito de receber a dívida. Antes de estudar o Direito do Consumidor, os profissionais da Líder Cobranças Ltda precisam dominar os princípios fundamentais do Direito das Obrigações, é o Direito de Receber o que nós é devido.O resultado desse embate mais intenso pode ser o rompimento de uma relação que teria futuro promissor após a resolução dos problemas de inadimplência, que acontecem, muitas vezes, por questões externas e não por má-fé. Então, na ânsia de reaver o dinheiro para equilibrar o caixa com o qual precisa lidar diariamente, o profissional de finanças pode acabar atropelando alguns passos e até mesmo ser ríspido, o que colocaria abaixo toda a estratégia de negociação.

 

Desenvolvido por Webnode